Índice Firjan aponta o crescimento de Ilhéus na área de emprego e renda
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado no último dia 1º de dezembro, referente aos dados de 2010, confirmou que Ilhéus avançou na área de geração de emprego e renda e é o município do Sul da Bahia que aparece com os melhores índices de desenvolvimento. O IFDM leva em conta dados de saúde, educação, emprego e renda. No ranking da Bahia Ilhéus aparece na sexta colocação em desenvolvimento, perdendo apenas para os municípios de Salvador, Maragogipe, São Francisco do Conde, Pojuca e Feira de Santana. A cidade supera até mesmo municípios maiores e do mesmo porte, a exemplo de Vitória da Conquista, Itabuna e Jequié.
O IFDM é um estudo anual que acompanha o crescimento de mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas: emprego e renda, educação e saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Além disso, a metodologia do IFDM possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios. E Ilhéus aprece no geral com um índice moderado, com um crescimento em relação aos anos anteriores.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, explica que esse crescimento nos índices de geração de emprego e renda e também a melhoria da qualidade da saúde e da educação é mais um reflexo dos investimentos realizados no município pelo poder público e pela iniciativa privada nos últimos anos, além das parcerias que vem sendo firmadas com os governos estadual e federal buscando obras e serviços para a cidade. Além do IFDM, outros institutos e centros de estudos nacionais e internacionais apontam Ilhéus como um dos melhores locais para a realização de investimentos. Prova disso são as grandes redes de atacado e varejo instaladas na cidade nos últimos anos e as indústrias do ramo de informática que são inauguradas praticamente todos os meses.
Newton Lima também destaca que esse crescimento na área de desenvolvimento deve-se à localização geográfica da cidade, à política de atração dessas empresas e os equipamentos que o município oferece, como o porto, aeroporto, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o distrito industrial, o polo de informática e a própria Zona de Processamento para Exportação (ZPE), que está em fase de implantação. Ele acredita que a tendência é que esses índices possam aumentar ainda mais nos próximos anos, com os dados de 2011 e 2012, apontado os reflexos da instalação grandes redes de comércio atacadista e varejista, a exemplo do Makro, Atacadão, Lojas Americanas, Supermercado GBarbosa, Casas Bahia e uma série de outros investimentos que estão chegando para a cidade.
Porto Sul - Outro fator importante e que vai gerar ainda mais desenvolvimento, segundo Newton Lima, será a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, que deverá ser iniciado nos próximos meses. O prefeito aponta, entre outros benefícios para a região, que o Porto Sul vai atrair grandes empresas, gerar emprego e renda e impulsionar a implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o Aeroporto Internacional de Ilhéus. “O Complexo Intermodal é de suma importância para o desenvolvimento da cidade e Ilhéus não pode perder essa oportunidade única de receber esses investimentos. Tudo isso é emprego, renda e desenvolvimento para o município”, complementou o prefeito.
Na educação Ilhéus apresentou os maiores índices medidos pelo IFDM no período de 2000 a 2010. Nesse quesito foram comparadas as taxas de matrícula na educação infantil, abandono, distorção idade série, percentual de docentes com ensino superior, médias de horas aulas diárias e o resultado do Índice de Educação da Educação Básica (IDEB). A saúde também apresentou índice de desenvolvimento moderado. Nessa área foram analisados os números de consultas de pré-natal, óbitos por causas mal definidas e óbitos infantis por causas evitáveis.